3 de abril de 2015

Flexibilidade educacional na cibercultura: analisando espaços, tempos e currículo em produções científicas da área educacional

Flexibilidade educacional na cibercultura: analisando espaços, tempos e currículo em produções científicas da área educacional

Daniel Mill

Resumen


O texto analisa os princípios da flexibilidade na educação e aborda suas implicações na qualidade do ensino e da aprendizagem na Educação a Distância (EaD). As categorias espaço, tempo e currículo são analisadas como elementos fundantes da flexibilidade, com base na virtualização das atividades humanas promovida pela emergência da cibercultura. Primeiro, foi realizado um estudo teórico sobre flexibilidade educacional, conceituando termos, caracterizando seus elementos constitutivos, evidenciando sua importância para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Depois, como trabalho de campo, a temática foi mapeada em duas bases de publicações educacionais: 1.540 teses (doutorado) e 3.988 artigos (periódicos). Como resultado, as análises quali-quantitativas denunciaram a escassez de pesquisas voltadas para a compreensão da flexibilidade na EaD. Todavia, observamos que a estruturação de modelos pedagógicos mais adequados à nossa época requer conhecimento aprofundado da maleabilidade pedagógica: onde (espaço), quando (tempo) e como (organização curricular) ocorre o ensino-aprendizagem na cibercultura?

Palabras clave


Flexibilidade; espaço; tempo; currículo; tecnologias digitais; educação híbrida.

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DOI: 

http://dx.doi.org/10.5944/ried.17.2.12680